terça-feira, 2 de junho de 2015

Porque precisamos que o obstetra que nos acompanha no pré-natal nos acompanhe no parto?

Quando engravidei do Bruno eu queria muito que o médico que acompanhasse o meu pré-natal estivesse disponível para mim quando eu entrasse em trabalho de parto. E eu tive isso.
Foi muito bom e me passou confiança naquele momento assustador. Mas o tal momento assustador foi descobrir que eu ia fazer uma cesárea por falta de dilatação as 39 semanas. Será que se eu tivesse chegado ao hospital e falasse só com o plantonista o parto do Bruno seria igual? Será que o plantonista teria me mandado embora para casa ou teria acelerado o processo da cirurgia?

Agora ao mesmo tempo que me sinto mais informada me sinto mais perdida que há 8 anos atras. Por que antes eu estava muito segura das minhas escolhas: sabia a maternidade que eu queria, eu gostava do meu médico, confiava 100% no que ele me dizia e para mim era certeza ter um parto normal.

Hoje parece que quando mais eu leio, mais eu acho que o parto do Bruno podia ter sido diferente. Que ir para uma maternidaade particular você será empurrada para uma cesárea e se você for para a pública será tratada de qualquer jeito, e ambos os casos tudo depende da sorte da equipe que te atende. E mesmo que você passe o pré-natal com um médico que te passe segurança a atitude dele pode ser outra quando chega a hora H.

O que resta? Contratar toooda uma equipe: obstetra e enfermeira particulares e levar para maternidade de preferência ou ter em casa. Ou seja, para você entrar na partolândia, você tem que ter dinheiro.

Como eu não tenho dinheiro e me recuso a tentar a sorte no SUS, vou apelar para a boa vontade de um plantonista. Gosto muito da minha GO atual. Simpática, explica bem e já me disse que não faz parto pelo convênio disse que não compensa. O que acho muito justo. Eu nem achei o valor informado por ela caro, mas acho que não compensa.

Acho bem ok os nossos partos serem realizados com um plantonista. Um profissional que escolheu (ou teve que escolher) aquele meio de trabalho. Se ele me atender com pressa ou com má vontade é culpa dele não da minha GO que escolheu (ou pode escolher) trabalhar em um consultório de segunda a sexta das 9 as 17hs.
Ele tem estar preparado sim para me atender com calma, esperar meu trabalho de parto evoluir e apenas com indicações médicas me encaminhar para uma cirurgia de grande porte.

Bacana o governo e seu plano de incentivar os hospitais a terem mais partos normais. Só que é responsabilidade do hospital capacitar, orientar e dar ferramentas para um plantonista ser capaz de realizar um parto humanizado.

Eu tenho acompanhado dois grupos no Facebook - VBAC e o Cesárea não, obrigada - dois grupos ótimos que indico.
Li vários relatos bem enfáticos de: fuja da maternidade do convênio vá para o SUS, os plantonistas dos particular não são preparados. Mas oras, eu tenho direito a usar o meu convênio! Se eu quebrar meu braço eu vou para o hospital que o meu plano cobre e é esperado que o ortopedista de plantão dê um jeito e se ele me prestar um mau atendimento será responsabilizado por isso. Por que no meu parto eu tenho que ir para o SUS? E tirar talvez a vaga ali de um mãe que realmente necessita?

Exemplo claro: minha tia sofreu um AVC e a levamos para um hospital público perto de casa. Foi muito bem atendida. Instalações simples claro, mas atendimento ótimo de médicos e enfermeiras. Quando informamos que tinhamos plano de saúde e o perguntamos que deviamos fazer foram bem claros: peçam transferência, o leito da UTI que ela está ocupando aqui pode ser para outra pessoa mais necessitada. E assim o fizemos.
Quando minha mãe teve fratura exposta no tornozelo foi levada para esse mesmo local e após o atendimento básico encaminhada para outro hospital para realizar a cirurgia.

Então porque eu devo ir para as casas de parto? Por medo de um plantonista? Acho triste. Muito triste nós termos que temer um profissional que deveria ser o mais atencioso de toda a medicina. É triste eu ir para a maternidade com medo de como serei recebida.

A lição mais uma vez é: se você tem dinheiro ok, se você não tem segura na mão de Deus e vai!


2 comentários:

  1. Oi Carol, vim aqui porque vi seu comentário lá no Parabeatriz. Realmente é uma sacanagem a pessoa passar a vida inteira pagando um plano de saúde e na hora que ela mais precisa não poder usar. Isso não acontece somente no parto. Na grande complexidade também é assim. Tratar cancer, fazer transplante, tratar HIV na rede privada é muito difícil.Mas ir para o SUS não significa tirar vaga de quem mais precisa. Deveríamos enxergar o SUS como um direito nosso e lutar pela qualidade dele. O poder público tem que garantir saúde e educação gratuita e de qualidade para todos independente da classe, raça, origem. Isso acontece em países sérios. O problema é que dependendo do lugar que você mora se você ir para o SUS vai ter um parto normal cheio de violência. Então ficamos em uma situação muito difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guaraciara, obrigada pela visita. Gostei das suas colocações, me fizeram pensar.
      E vamo que vamo na luta para que todas mulheres tenham boas experiências nos seus partos.
      Abraços.

      Excluir